sexta-feira, 1 de junho de 2012

CORTAR CARBOIDRATO A NOITE REALMENTE EMAGRECE?


 

 Muito comum ouvirmos sempre a mesma coisa quando alguém pensa em começar um regime alimentar, que deve-se restringir a quantidade de carboidratos da alimentação, ou seja, nada de pães e massas, principalmente à noite! Comeu arroz, macarrão ou pão depois das 18h00 é praticamente um pecado. Um dos principais argumentos é que após o jantar vamos dormir e não iremos gastar tanta energia como durante o dia.

Mas será que funciona?

O que importa no final das contar é o balanço do dia. O que acontece muitas vezes é que ao cortar os carboidratos do jantar as pessoas passam a consumir menos calorias no dia e emagrecem, mas se elas dividirem esse mesmo valor calórico durante o dia (incluindo o jantar) elas também iriam emagrecer.

No meu primeiro texto neste blog escrevi sobre a diferença de perder peso e emagrecer e, ao cortar os carboidratos da dieta é mais ou menos isso o que ocorre. A pessoa perde peso rapidamente que não é, necessariamente, acompanhado de um emagrecimento.

Os carboidratos são a principal fonte de energia do nosso cérebro e músculos. Ao ficarmos muitas horas sem comer alimentos fontes deste nutriente nosso organismos percebe sua falta e passa a produzi-lo a partir de outras fontes de energia. A partir disso é muito fácil assumir que nosso corpo irá utilizar a gordura como fonte de energia, mas infelizmente, nosso corpo não consegue converter gordura em carboidrato de modo eficiente, então ele passa a utilizar a proteína. Novamente seria ótimo se para solucionar esta equação fosse apenas necessário consumir alimentos fonte de proteínas. Porém, o que ocorre é que nosso corpo passa a utilizar a proteína contida na massa muscular. Isso mesmo, passamos a utilizar como fonte de energia nosso próprio músculo!

Depois de utilizar a proteína muscular e formar carboidrato, a partir disso, nosso corpo consegue queimar gordura. Mas é fácil perceber que essa não é uma maneira nada eficiente para se tentar emagrecer. Existe uma frase na bioquímica que diz: “A gordura queima numa chama de carboidratos.” Por isso, é muito importante não cortar os carboidratos da alimentação, seja durante o dia ou a noite, a melhor solução é consumir os nutrientes de modo equilibrado, consumir os carboidratos de modo simples, como arroz integral, macarrão com molho de tomate ou pão com geléia, evitando grandes quantidades e recheios/molhos muito cremosos.
Manter uma dieta simples e mais natural possível é uma das formas de se conseguir uma alimentação saudável e balanceada. Por isso, da próxima vez que for jantar em um restaurante no lugar da saladinha com grelhado peça macarrão com molho de tomate sem exageros e durma tranquilo!

Fonte: Uol 

Nenhum comentário:

Postar um comentário